Sindicato promove ação social na Ponte Brasilitalia

21/07/2015

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu, no dia 17 de julho, a festa de encerramento das atividades semestrais na sede da Associação Ponte Brasilitalia. Participaram da ação social quase 200 crianças da comunidade de Vila Dalva, no Rio Pequeno, zona oeste da capital.

 

Batizado de Casa dos Sonhos, o espaço, mantido pelo Sindicato, a ITAL UIL – sindicatos aposentados da Itália e a rede italiana de serviços assistenciais, presta serviço assistencial para a comunidade carente do bairro.

 

“Muitas crianças vêm aqui para ter um lazer e poder se alimentar. Nós ajudamos no reforço escolar, oferecemos curso de artesanato, música, teatro, informática básica, além da parceria com o projeto Guri na capoeira. Muitas que já saíram daqui hoje são mães e continuam trabalhando com a gente, incentivando seus filhos a participarem das atividades. A nossa satisfação é a integração destas pessoas na comunidade”, disse Antonio Duarte, diretor do Sindicato e atual coordenador da Casa dos Sonhos.

 

 

É o caso de Tatiane Eugência Silva, de 25 anos, frequentadora da Casa desde sua adolescência. Hoje, mãe de quatro filhos, ela diz que conta com esse apoio para conseguir trabalhar fora e manter a casa. “Meus filhos participam das atividades. Sou muito grata, porque sei que eles estão bem aqui, estudando, aproveitando o tempo para aprender coisas boas. Fico tranquila no trabalho.” 

 

Durante a festa, tanto as crianças quanto os pais participaram da palestra sobre cidadania e prevenção de drogas; dos serviços da unidade móvel do Sindicato, como orientação de higiene bucal e teste de glicemia; da apresentação de luta romana; além de brincadeiras, dança, ginástica, gincana e sorteios de prêmios.

 

“Começamos em 1992, com uma pequena atividade, em outro local aqui na comunidade, iniciada pela freira Maria Crepaldi. Em 2005, montamos essa estrutura, conhecida como Casa dos Sonhos. Nossa intenção é oferecer oportunidades para os jovens e crianças da comunidade, no sentido de melhorar suas vidas com aprendizado e autoconfiança. É uma parceria que está dando resultado”, disse Guido Moretti, presidente da UIL Brasil.

 

São quase 20 anos de parceria entre a UIL e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Além de alguns profissionais contratados, a Ponte Brasilitalia conta com um grupo de voluntários formado por funcionários do Sindicato e com professores que oferecem aulas de reforço, artesanato, teatro e violão.  

  


Compartilhe



Categorizado em: Solidariedade,

Apoiadores