Ponte Brasilitália faz 25 anos e homenageia voluntários

30/08/2018

No dia 24 de agosto, a Ponte Brasilitália, instituição que atende 180 crianças carentes, de 6 a 17 anos, da comunidade de Vila Dalva, no Rio Pequeno, capital paulista, completou 25 anos. 

A Associação é mantida graças a uma parceria entre o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT), e a UILP UIL Pensionati, sindicato italiano de aposentados.  

No local, são oferecidos reforço escolar, cursos de inglês e italiano, informática, artesanato, capoeira e outros. 

O objetivo é manter as crianças aprendendo em vez de ficarem nas ruas. 

Há também a distribuição de cestas básicas para famílias carentes da região do Rio Pequeno. 

Na ocasião, as crianças fizeram apresentações de canto e dança para homenagear os funcionários do Carrefour, uma das entidades que colaboram para a manutenção da casa. 

Estavam presentes Noel Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil; Sylvia Leão, vice-presidente de Recursos Humanos;  além de cerca de 100 funcionários da empresa.

Em maio, representantes do Carrefour visitaram a Ponte Brasilitália para conhecer o projeto e suas necessidades. A empresa, então, além de pintar a casa, doou toneladas de alimentos às crianças e suas famílias. 

Muito emocionado, Noel afirmou: “É uma honra ajudar crianças. O mundo não está fácil e, por isso, é cada vez mais importante olhar para o lado, doar um tempo ao outro e, principalmente, à educação. Eu vim do ‘nada’ e hoje presido uma grande empresa. Cada um de vocês é capaz também”. 

Sylvia Leão também deu um recado às crianças: “O trabalho traz dignidade. E vocês são dignos de serem educados para ter um lugar nesse País”. 

Também participaram da festa Marcos Roberto Melo, da Speed Gold, que doa material de limpeza e presentes de Natal para a instituição; o deputado italiano e um dos fundadores da Associação, Fabio Porta; Rubens Romano, ex-presidente do SECSP e também fundador da Ponte; Antonio Carlos Duarte, tesoureiro do Sindicato e presidente da Ponte Brasilitália; o engenheiro Miguel Mauad, diretor da Associação; Edson Ramos, secretário Geral dos SECSP; e Cleonice Caetano, diretora do Sindicato dos Comerciários. 

“É muito comovente ver crianças que passaram por aqui e hoje estão na faculdade, trabalhando. É isso que a Ponte quer: que as crianças cresçam com saúde e consigam um lugar na sociedade. Que tenham pela frente uma vida sem riscos”, disse Rubens Romano. 

Antonio Duarte agradeceu a parceria de cada empresa que colabora com a Ponte Brasilitália e declarou: “Um dia, essas crianças estarão no lugar de vocês, seguindo seu exemplo”. 

Representando Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários e da UGT, Edson Ramos reiterou que a função dessas entidades é a luta por um sindicalismo cidadão. Daí a importância de apoiar um projeto como a Ponte. 

“Isso é muito mais do que uma parceria entre o Brasil e a Itália. É uma parceria entre pessoas que acreditam no futuro da humanidade a partir da educação”, finalizou Fabio Porta.

 

Histórico

A Associação Ponte Brasilitália nasceu de uma inserção pastoral e de solidariedade desenvolvida nas comunidades da Vila Dalva e Rio Pequeno, iniciada em 1992 pela Congregação das Irmãzinhas de Assunção, tendo a irmã Maria Crepaldi como pioneira. 

O projeto teve como ponto de partida uma pesquisa na comunidade, que constatou a necessidade de um trabalho socioeducativo direcionado para crianças e adolescentes. 

Durante dois anos, a irmã Crepaldi atendeu, em média, 25 crianças e adolescentes. Em 1993, a italiana Elena Marani tornou-se fiel colaboradora dessa empreitada.

As atividades, que consistiam em oficinas de linguagem, conhecimentos gerais, orientações sobre higiene e saúde, doações de alimentos, roupas e remédios, além de atividades culturais e de lazer, aconteciam no salão da igreja São Thomas More, na Vila Dalva, mas o número de crianças já chegava a 50 e era preciso um espaço maior. 

Em 1997, 12 crianças participaram de uma jornada de capoeira na Itália, com o apoio da UIL Pensionati. 

A partir daí, a UILP e o SECSP firmaram uma parceria em prol do projeto, que ganhou uma sede própria. 

Em função do número crescente de atendidos e atividades, novamente foi preciso mudar de lugar. Agora, para o chamado Espaço dos Sonhos, que até hoje abriga a Associação Ponte Brasil Itália.


Galeria de imagens



Compartilhe



Categorizado em: Solidariedade,

Apoiadores